História do Município

Figueirópolis é um município brasileiro do estado do Tocantins. O município está situado na região sul do Tocantins e apresenta como limites ao norte: Formoso do Araguaia, Cariri do Tocantins, Gurupi e Sucupira; ao sul: Alvorada e Araguaçu; a leste: Sucupira; e a oeste: Sandolândia e Araguaçu. Localiza-se a uma latitude 12º07'51" sul e a uma longitude 49º10'27" oeste, estando a uma altitude de 291 metros. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população era de 5 340 habitantes.

A primeira aglomeração urbana iniciou-se em 1959, quando Cândido dos Santos Figueira teve a iniciativa de implantar em suas terras recém compradas, um loteamento o qual denominou "Figueirópolis". Quando Cândido chegou no local, ali já vivia Francisco de Assis Sales (Francisco Felipe), considerado um dos pioneiros. A região em questão era cortada pela Rodovia Belém-Brasília (BR-153), que liga a capital da República a Belém do Pará.

Às margens dela começou a se desenvolver a cidade. Hoje, 2018, já contados 38 anos de emancipação política,com economia voltada para agricultura e pecuária com terras férteis para o plantio de soja e outras apiculturas perenes.

No campo da pecuária contamos aproximadamente com vinte e seis (26) mil cabeças de bovinos em várias espécies de raças.

Nesta mesma data,sob administração da Prefeita Jakeline Pereira ,2021-2024, e desta feita com vice administração do Drº Jaime Soares, procurando avançar em seus objetivos ,os quais são obter recursos para o desenvolvimento deste município. "Prefeitura de Figueirópolis - Trabalhando pelo Povo".